banner1-home banner3-home banner2-home banner4-home

Tratamentos

TÉCNICAS DE TRATAMENTO

Os recursos de tratamento fisioterápico variam conforme o objetivo (tratamento diagnóstico, hipertrofia muscular, analgésico / antiinflamatório, etc.), condições do paciente e estágio em que a lesão se encontra.


Existem diversas técnicas complementares para a cura da dor e suas causas. Um conjunto de técnicas elaboradas está à disposição da Fisioterapia que além curar, levam o paciente a ter consciência corporal.


Saiba mais sobre as técnicas de tratamento terapêutico e sua aplicação.

 

FISIOTERAPIA INFANTIL MOTORA

Tem como objetivo principal manter e/ou melhorar a força muscular, prevenir encurtamentos, retrações musculares e deformidades ósseas, visando promover a independência funcional e reintegração do paciente a sociedade, e orientar os pacientes e seus cuidadores

 

ATENDIMENTO A IDOSOS OU FISIOTERAPIA GERIÁTRICA

Atua junto ao idoso e proporciona uma melhor qualidade de vida a este, promovendo uma melhor postura, uma marcha equilibrada, uma melhora da auto-estima, evitando a depressão e o sentimento de incapacidade.

 

DRENAGEM LINFÁTICA

A Drenagem Linfática Manual é uma massagem constituída por manobras terapêuticas que eliminam toxinas, melhoram o funcionamento da linfa e diminuem edema. 

A Drenagem Linfática tem como funções básicas desintoxicar, contribuir para a eliminação de líquidos, ativar o sistema imunológico e atuar como analgésico, melhorando a circulação sanguínea e aliviando hematomas e inchaços. 

Auxilia no tratamento da celulite, cujo volume comprime não somente as terminações nervosas, mas também a circulação local.


TERAPIA MANUAL

 

Terapia realizada por meio de técnicas manuais.

Geralmente confundida com a massoterapia, distingue-se pela finalidade de restabelecer os movimentos e funções fisiológicas através de manipulações articulares e tecidos moles, alongamentos de fáscias e músculos, etc.


CINÉSIOTERAPIA

 

Terapia realizada por meio de exercícios de alongamento e fortalecimento, mobilizações, etc., visando a movimentação. 

Esta é a terapia mais utilizada, sozinha ou associada a outras formas de tratamento (eletroterapia, crioterapia, mecanoterapia, etc.)


REUMATOLOGIA

 

O termo reumatismo, embora consagrado, não é um termo adequado para denominar um grande número de diferentes doenças que tem em comum o comprometimento do sistema músculo-esquelético, ou seja, ossos, cartilagem, estruturas peri-articulares (localizadas próximas às articulações, tendões, ligamentos, fáscias, etc) e/ou de músculos. Há mais de 100 formas de artrite a outras doenças reumáticas. Essas enfermidades podem causar dor, rigidez e inchaço nas articulações e outras estruturas de apoio do corpo como músculos, tendões, ligamentos e ossos. Algumas formas também podem afetar outras partes do corpo incluindo vários órgãos internos.Muitas pessoas usam a palavra "artrite" para se referir a todas as doenças reumáticas. Porém, a palavra significa literalmente inflamação na articulação; que é inchaço, vermelhidão e dor causada por tecido lesionado ou enfermidade na articulação. O vários tipos diferentes de artrite englobam apenas uma parte das doenças reumáticas. Algumas enfermidades reumáticas são descritas como doenças do tecido, porque elas afetam o tecido conectivo do organismo -- a estrutura de suporte do corpo e seus órgãos internos. Outras são conhecidas como doenças auto-imunes porque são causadas por um problema no qual o sistema imunológico danifica os próprios tecidos sadios do corpo. Exemplos de algumas doenças reumáticas:

  • Osteoartrite
  • Artrite reumatóide
  • Fibromialgia
  • Lúpus eritematoso sistêmico
  • Escleroderma
  • Artrite reumatóide juvenil
  • Espondilite anquilosante
  • Gota
  • Artrose

 

 

 


TERMOTERAPIA

 

Terapia realizada por meio de calor seco ou úmido com parâmetros físicos variáveis conforme o objetivo.

Aqui entram as terapias por meio de ondas curtas e bolsas de água quente dentre outros, e visam a analgesia, relaxamento muscular, etc.

É o tratamento baseado no uso de meios físicos como as bolsas quentes ou geladas.

O esfriamento de uma área do corpo provoca o estreitamento dos vasos sanguíneos (ao que se chama de vasoconstrição) e diminui a chegada do processo inflamatório - caracterizado por três sinais: inchaço, calor e vermelhidão.

O aquecimento relaxa a musculatura dos vasos sanguíneos e melhora a circulação ao que se chama de vasodilatação), auxiliando na remoção do processo inflamatório.
Ambos os tratamentos melhoram a dor, porém cada um é indicado para um determinado tipo de situação.

 

 Quando usar:

  • Bolsa de gelo: é desejável utilizá-la nos traumas, para evitar a inflamação exagerada. Os pacientes com osteoartrite (desgaste da cartilagem) tendem a se beneficiar com a bolsa gelada.
  • Bolsa quente: nas dores musculares, muito comum nas regiões lombar e cervical, ajuda a relaxar a musculatura e diminuir os espasmos dolorosos.

É importante lembrar que a pele sempre deve ser protegida por um tecido fino (como uma meia no pé, por exemplo) para evitar queimaduras, tanto pelo frio quanto pelo calor.
Pode-se realizar o procedimento até de 2 em 2 horas, mas normalmente, de 3 a 5 vezes por dia é suficiente.
O tempo necessário do procedimento pode variar de 15 a 30 minutos, dependendo do tamanho da articulação. É contraindicado dormir com as bolsas para evitar queimaduras.

 


ELETROTERAPIA

 

Terapia realizada por meio de equipamentos que fazem uso da corrente elétrica em vários parâmetros físicos (intensidade, freqüência, etc.) conforme o objetivo a ser atingido. As principais ações terapêuticas incluem a analgesia, excitação neuromuscular, regeneração de tecidos vasculares, iontoforese – introdução de medicamentos e diagnósticos de condições neuromusculares e órgãos internos. 

Acupuntura a Laser 
Método sem uso de agulhas e indolor, agiliza o efeito analgésico tão procurado em casos de dores intensas, onde muitas vezes o paciente precisa de um alívio imediato. 
Tendinites, artrites, ferimentos do tecido e feridas não cicatrizantes podem beneficiar-se do tratamento a laser, que pode ser usado para estimular os mesmos pontos de acupuntura dolorosos. 

Ultra-som 
Quando bem aplicando por profissional qualificado, o ultra-som terapêutico alivia a dor, os espasmos do músculo e contraturas comuns. 
Condições tais como o capsulite adesiva ("ombro congelado"), a bursite, o tendinites e os ferimentos do tecido, todos os benefícios da terapia do Ultra-som são para diminuir a dor. 

Tens Fes Burst 
Estimulação Elétrica Nervosa transcutanea – alternativa analgésica altamente indicada no tratamento da dor. A eficiência da Tens não causa efeitos adversos nem dependência física ou química.


REFLEXOLOGIA

Técnica de massagem nos pés, promovendo por via reflexa o reequilíbrio orgânico, relaxamento sistêmico, retirada de toxinas e estimulação sensitivo-motora da postura.


FOTOTERAPIA

 

Terapia realizada por meio de luz (parâmetros físicos variáveis) para promoção de analgesia, reparo tecidual, redução da inflamação, dentre outros. Ex.: infravermelho, laser, etc.

 


VENTOSA

 

É uma modalidade complementar de tratamento por congestão local através do vácuo parcialmente fabricado em áreas ou pontos de acupuntura. 

É usada para alívio de dores musculares, melhora o sistema circulatório, para as pessoas que tem medo de agulha.


SHIATSU (MASSAGEM ENERGÉTICA)

 

Massagem de origem japonesa que trabalha a pressão ritmada sobre pontos e canais de energia do corpo, promovendo reequilíbrio energético, alívio de dores e tensões.


RPG

A RPG - Reeducação Postural Global trata de vários distúrbios obtendo bons resultados, como dores nas costas, dores articulares, tensões musculares, além de realinhar os segmentos corporais e proporcionar uma postura... 

A função da RPG é corrigir globalmente o paciente utilizando posturas de alongamento, levando ao relaxamento das cadeias musculares encurtadas, à compensação do desequilíbrio respiratório e ao reequilíbrio do tônus postural.